Empreendedor: Como desenvolver sua autoconfiança

Independente da sua profissão, a autoconfiança é essencial. Cada dia somos mais cobrados a ter sucesso em tudo que fazemos, queremos e almejamos. 

Uma boa autoestima resulta em autoconfiança, mas como adquirir? A autoestima diz muito sobre como nos vemos independente de como nos veem. Se sentir bem consigo mesmo, mesmo com críticas e expectativas sobre nós vindo de todos os lados.

A autoconfiança diz acreditarmos na nossa capacidade mesmo quando outros não acreditam em nós. A autoestima é essencial para que isso aconteça. 

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a adquirir a autoconfiança através do cultivo da autoestima:

  1. Cuide-se: guarde um tempo para você, faça coisas de que você goste, passe tempo com quem te faz bem. Pratique atividades físicas, hobbies ou algo que te deixe feliz, mesmo que não faça sentido para outras pessoas. Além disso, invista em si mesmo: viaje, leia, faça cursos, veja filmes bobos e daqueles cult… faça por você. 
  2. Reconheça suas qualidades: claro que é muito mais fácil enaltecer seus erros e defeitos ao invés de suas qualidades, porque é assim que nós nos vemos a maior parte do tempo. Mas pratique se amar, e falar coisas boas de si mesmo na frente do espelho. Liste e a noite se precisar. Coloque na sua frente todos os dias e leia em voz alta sempre que precisar.
  3. Defina metas e objetivos: uma meta é usada para atingir um objetivo que você traçou anteriormente. Então coloque no papel para saber quais objetivos você deseja criar metas para alcançar. Isso te incentiva e te obriga a crescer cada dia um pouquinho mais.
  4. Saia da zona de conforto: como tudo que dissemos anteriormente também te tira da zona de conforto, esse item é só pra te lembrar que quem fica esperando algo acontecer acaba tendo que aceitar o que vier. Mas se desafiar a escolher seus próprios caminhos pode trazer grandes mudanças em pouco tempo. O medo te amadurece e te faz crescer em autoconfiança. 
  5. Aceite que não pode mudar tudo o que está a sua volta: está tudo bem em errar e aprender com o erro. Aceite que você vai errar e falhar, e que aprender com isso é o melhor que você pode fazer nessas situações. 
  6. Relacione-se: somos seres sociais e precisamos disso para nos entender como parte de um todo. Passar tempo com pessoas importantes e queridas nos recarregam de autoestima e de autoconfiança, ainda mais se você se cercar de pessoas positivas e que veem o lado bom da vida. 
  7. Finja até finalmente ser: uma tática muito utilizada é você agir como se você plenamente autoconfiante e cheio de autoestima, até que um dia você finalmente seja.

Essas dicas te ajudaram? Compartilhe!

Fale Conosco

Quer saber mais sobre nossa linha de produtos? Fale conosco.