Marketing e vendas: Setores intimamente ligados nos dias de hoje

Periodicamente, ocorrem mudanças no mercado e no comportamento de consumo. As soluções oferecidas são muitas e diariamente os consumidores são bombardeados por conteúdo e conexões. Por causa disso, as corporações devem entender que os setores de marketing e vendas precisam trabalhar juntos, de forma planejada e estruturada, atingindo os melhores resultados.

A união entre os times os alinha na estratégia empresarial. É um caminho perfeito para transformar seu negócio em um caso de sucesso. O vendarketing (vendas + marketing), mostra que a união entre esses dois setores gera resultados e crescimento financeiro.

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Conceituando vendarketing

Alinhando os objetivos

Talvez esse seja o principal passo do Vendarketing, pois os dois setores (vendas e marketing), precisam se alinhar em prol dos mesmos ideais. É muito comum eles terem funções diferentes no trabalho diário, mas isso não faz o menor sentido, pois todos trabalham para o crescimento da empresa e geração de receitas.

É fato que quando os profissionais trabalham em torno dos mesmos objetivos, eles andam juntos, superando obstáculos de forma coletiva e potencializando o poder de mercado da empresa.

Compartilhamento de percepções

Analisando o contato direto, por exemplo: Como o pessoal de vendas (falando diretamente), pode ajudar o marketing?

É bem simples, pois os vendedores têm acesso às principais contrariedades dos leads (potencial cliente). Dessa forma, os profissionais de marketing sabem exatamente das necessidades dos consumidores, entendendo o porquê do número de vendas ter caido ou aumentado.

Cooperação mútua

Porque não usar essas informações dos vendedores para deixar o trabalho do setor de marketing mais eficaz? A finalidade é desenvolver ações que impactem o cliente, atraindo e convertendo um número cada vez maior de leads.

Entretanto, é válido ressaltar que para isso acontecer é preciso sinergia. Os dois times precisam dividir conhecimentos e experiências, encontrando os pontos de dificuldade que possuem em comum e individualmente. A tendência é que encontrem respostas inerentes e efetivas nas reuniões.

Acordo de nível de trabalho

Sempre que ocorrem problemas fora do esperado ou resultados insatisfatórios, é comum que as áreas culpem umas às outras. No entanto, isso só acontece quando existem brechas que possibilitam erros e responsabilização alheia.

Uma forma simples de resolver esses conflitos é separar as tarefas, sem distanciar os setores, como por exemplo: Incuba ao setor de marketing números determinados de leads qualificados, e estipule para o setor de pré-vendas, diretrizes de contato com clientes em potencial fornecidos pelo marketing.

Quando estão suficientemente “quentes”, são enviados para vendas, obedecendo critérios pré-estabelecidos.

Análises certeiras das métricas

As duas equipes devem ter objetivos bem definidos. Integrando análises mais profundas dos resultados, é mais fácil verificar os erros e preencher buracos, evitando dessa forma desperdícios econômicos e temporais.

A implementação desses sistemas de métricas define precisamente as taxas de conversão e o custo de aquisição do cliente. Com isso, ambos os setores tornam-se mais eficientes e lucrativos.

Aumento dos resultados

Uma pesquisa realizada pelo Aberdeen Group mostrou que estabelecimentos praticantes do vendarketing aumentaram em 20% suas vendas anuais. Enquanto isso, outros negócios ainda atrasados nesse quesito tiveram queda de 4%.

Dado ao exposto, podemos dizer que é fundamental a implantação do Vendarketing nas grandes, médias e pequenas corporações, pois esse conceito, quando bem empregado, consegue alinhar setores e potencializar a receita de todos os departamentos da empresa.

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