Quero empreender, mas não sei por onde começar. E agora?

Uma pesquisa divulgada em 2019 pela Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), revela que 56% dos brasileiros desejam ser donos do seu próprio negócio. Destes, 74% são jovens entre 18 e 35 anos. 

De acordo com a pesquisa, que foi realizada com 49 mil pessoas, em 44 países, o número fica ainda mais expressivo se comparado à média global de indivíduos que querem ter seu próprio negócio, que está  em 47%. E então: como fazer para tornar esse desejo uma realidade? Começar um negócio do zero pode parecer desanimador para muitos: mas quem tem espírito empreendedor não pode fugir desses desafios. 

Ter uma ideia de negócio

Tenho uma ideia de negócio, e agora? Posso colocar imediatamente em prática? Não. 

Não há segredo para um negócio dar ou não certo, mas existem muitas atitudes que podem te ajudar a correr menos riscos e a ter um programa financeiro funcional.  A primeira e mais importante de todas, é: tenha planejamento. Não adianta ter uma boa ideia e colocá-la em prática sem avaliar fatores internos e externos de um negócio. Desta forma, uma boa ideia pode se perder em meio aos desafios do empreendedorismo. 

Considere os fatores internos e externos do seu mercado

Um mecanismo objetivo, que pode ajudar neste momento, se chama “Análise SWOT”. A sigla, em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, se traduzida para o português, significa forças, fraquezas, oportunidades, e ameaça. A análise auxilia na identificação de fatores internos e externos que são favoráveis ​​e desfavoráveis ​​para atingir determinado objetivo e te ajuda a traçar estratégias e soluções.

Conheça seu público- alvo

É muito importante saber para quem e com quem você você vai se comunicar. Mediante cada público, a linguagem pode ser modificada, e os canais de divulgação, também. Então, estude sobre seus potenciais clientes. Saibam onde eles estão presentes, como se informam e sobre o quê eles gostam de saber. 

E se algo der errado?

Como falamos: não há fórmula mágica. Empreender não é uma tarefa fácil – mas um caminho delicioso para quem persiste e não pára no primeiro desafio. Abrir um negócio exige planejamento, metas traçadas, e, ainda assim, podem haver erros. Caso isso aconteça, não desista. Neste momento, é necessário voltar à etapa de planejamento e ajustar a estratégia para que ela se encaixe melhor no seu nicho de mercado. 

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas sobre empreendedorismo.

Fale Conosco

Quer saber mais sobre nossa linha de produtos? Fale conosco.

× Fale Conosco