Qual a importância do planejamento de metas?

Assim, como tudo na vida, elaborar metas é essencial para que o seu negócio. Esse planejamento é um instrumento de gestão que inclui definir os objetivos, prever cenários e suas mudanças e traçar estratégias para alcançar o que se quer.  Ou seja, a definição das metas, e o cumprimento delas, é a ponte entre o momento em que a empresa está e aonde ela quer chegar. 

Isto porque, quando se tem um planejamento dividido em etapas do que deve ser feito, a busca pelo cumprimento das expectativas se torna mais fácil, da mesma forma, que mais segura, caso seja necessário modificar alguma estratégia em função de eventos externos. 

E você sabia que, este é o momento ideal para planejar o ano de 2021? É que, passado mais de um semestre e meio, os gestores já possuem informações o suficiente sobre o que deu ou não certo neste ano e projetar as expectativas e estratégias para o que vem a seguir. 

Primeiro passo: estude o momento da empresa

Reúna os funcionários estratégicos e estude o cenário atual da empresa. O que pode ser melhorado para o próximo ano? O que pode ser modificado?  E como queremos estar no ano que vem? É importante se atentar para as metas possíveis de serem alcançadas – caso contrário, poderá gerar frustração e perda de tempo da equipe.

Vamos utilizar o exemplo de uma empresa que realiza vendas físicas, e, no estudo de cenário, percebeu a necessidade de atualização de mercado e de migrar para o ambiente virtual também. Então, para o ano que vem, uma das metas será vender online. 

Segundo passo: defina as estratégicas

Este é o momento de viabilizar a meta: como a alcançaremos? O ideal é que sejam traçadas estratégias mês a mês, para que o acompanhamento permita mudanças, caso seja necessário. 

No exemplo dado acima, da oferta da venda online aos clientes, a empresa precisa pensar em diversas estratégias: 

  • Qual plataforma serão ofertados os produtos? Será um site da empresa ou por meio de whatsapp, por exemplo?  
  • Se o fluxo de vendas tende a aumentar, será necessário contratar mais funcionários? Se sim, quantos? 
  • Como será feita a entrega? Via correios ou transportadora privada?
  • A empresa possui um estoque pensado nas vendas online? 
  • Entre outras questões.

Após traçadas as estratégias, é importante elencá-las por período de execução, até o momento em que a empresa começará a ofertar os produtos online, de forma ordenada e confiável aos clientes.

Terceiro passo: envolva os colaboradores

Definidas as metas e estratégias, engajar os funcionários é uma etapa essencial. Isso, porque são eles que estarão na linha de frente de execução de muitas das etapas e precisam entender bem como será o processo. Além disto, eles se sentirão valorizados a dar sempre o seu melhor. 

Quarto passo: acompanhe a execução

É preciso acompanhar os passos para verificar se as estratégias estão de acordo com a busca pela meta. Não há problema em perceber que determinado passo precisa ser modificado: mas você só perceberá isto, a tempo de não comprometer sua empresa, caso acompanhe as demandas. 

Uma vez alcançada a meta, é importante permanecer monitorando-a e adaptando-a para os cenários do mercado. De outro lado, também será hora de estabelecer novas metas para a sua empresa: afinal, com planejamento e estratégicas, fica mais fácil chegar aonde se quer.

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