Como se tornar um representante comercial de sucesso?

O setor de vendas é sem dúvidas um dos mais importantes das empresas. Se a área de vendas não trabalha bem, a área financeira não consegue controlar os gastos e por conseguinte, a administração da empresa se encontrará em uma situação caótica.

Olhando de longe, temos a impressão de que a vida de vendedores, representantes comerciais e consultores de negócio são rodeadas por benefícios e bonificações. No entanto, quem acompanha a rotina desses profissionais de perto, sabe que não é bem assim que funciona.

A pressão por resultados, a dificuldade econômica do país, e a baixa procura por diversos produtos, são alguns dos principais fatores que dificultam e muito a vida desses trabalhadores. Hoje em dia, para vender bem, é necessário muito mais que um bom papo. A mentalidade da clientela evoluiu, e o setor de vendas precisa acompanhar isso.

Nesse cenário complicado, muitos têm se perguntado se realmente vale a pena trabalhar com vendas. A nossa resposta para isso é sim, mas é necessário muita evolução. A seguir mostraremos algumas dicas de como um representante comercial pode alavancar suas vendas, e melhorar sua rentabilidade pessoal e empresarial. Fique conosco e acompanhe.

O que é um representante comercial?

Antes de tudo, precisamos entender o que é um representante comercial. Um representante comercial é um profissional que atua no mercado, podendo ser pessoa física ou jurídica. Eles não possuem vínculos empregatícios com a CLT em nenhuma empresa, mas tem autonomia para negociar e vender em nome delas.

Muitas pessoas pensam que representantes comerciais e vendedores são a mesma coisa, mas existe uma diferença entre eles. Vendedores possuem vínculos com suas respectivas empresas, já o representante é um profissional autônomo, embora também possa negociar em nome dessas empresas, com condições diferentes de contrato.

Como ser um representante comercial de sucesso?

Agora que você já sabe como um representante comercial trabalha, vamos explicar como ele pode melhorar suas vendas e contratos.

Assim como em todas as profissões, a tarefa dos representantes comerciais é rodeada de desafios. Dessa forma, é fundamental vencer cada um deles, para que dessa forma o sucesso seja alcançado.

Organização

Um representante comercial não tem um chefe direto, trabalha mais sozinho do que em conjunto, e por isso ele precisa de organização. Fatores como: bom atendimento, organização do horário, definição de rotas diárias, dentre outros, precisam ser olhados com extremo cuidado.

É interessante também sempre se organizar para encontrar os clientes, sem ser massante é claro. Deixe claro para o cliente que você deve ser sempre a primeira opção.

Prezando por estes princípios, as chances de progressão aumentam bastante.

Custos e despesas

Ainda dentro do processo de organização e estruturação, é essencial que o representante dê a devida atenção para questões financeiras relacionadas a sua rotina de trabalho. Controle de combustível gasto é um grande exemplo disso, pois faz diferença na hora de somar o lucro.

Além disso, vale lembrar que o uso de recursos tecnológicos, como telefone, e-mail, aplicativos, redes sociais etc, podem te ajudar a economizar e trabalhar dentro do que seu financeiro possibilita.

Inovação e reinvenção

Como abordamos acima, a mentalidade das pessoas evoluiu, e o ato de vender tem ficado mais complicado a cada dia. Por isso, representantes comerciais devem viver em constante processo de inovação e reinvenção.

É essencial estar sempre pensando em novas soluções para o seu cliente, criativas e inovadoras ao mesmo tempo. Mantendo o cliente ativo, as empresas ficarão satisfeitas com o retorno financeiro que você trás.

A tecnologia não para de evoluir, e ela deve ser grande aliada nesse processo de reinvenção, tanto na confecção de produtos ou na diferenciação dos contratos.

Trabalhar com a inovação e a criatividade possibilita a sua reinvenção pessoal, aumentando ainda mais as suas vendas, deixando o sucesso mais próximo.

Qualidade x Quantidade

Muitos representantes pensam que para aumentar seu faturamento, basta aumentar o número de empresas que eles atendem. Isso é um erro, pois com o passar do tempo, o número de clientes estará alto demais. Dessa forma, o representante não vai conseguir dar a devida atenção para cada comprador.

Diante disso, é preciso avaliar corretamente as situações e colocar o pé no freio, avaliando como atender cada vez melhor as empresas e os clientes que já se tem, ao invés de aumentar a carteira de planejamento.

Através do que foi mencionado, podemos concluir que é possível se tornar um representante comercial de sucesso, bastando apenas organização e planejamento. Dessa forma, o sucesso financeiro vem automaticamente.

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